A poliomielite ou ‘paralisia infantil’ é uma doença causada pelo poliovírus dos sorotipos 1, 2 e 3. Esse vírus pode causar paralisia para toda a vida e pode ser fatal.
Quem está em risco?
A poliomielite afeta principalmente crianças menores que 5 anos de idade.3 Pessoas que viajam para algumas regiões da África e da Ásia também podem adquirir a doença.
Sinais e sintomas
A maioria dos infectados pelo poliovírus não apresentam sintomas, e algumas pessoas podem apresentar sinais parecidos com os da gripe, que duram de dois a cinco dias.4 Em alguns casos, um a cada 200 infectados, pode apresentar fraqueza ou paralisia nos braços, pernas ou ambos, que pode durar por toda a vida.
Mesmo crianças que parecem totalmente recuperadas podem desenvolver novas dores musculares, fraqueza ou paralisia quando adultas, depois de 15 ou 40 anos da infecção pelo poliovírus. Dentre 100 infectadas, duas a dez crianças morrem por parada respiratória, quando o vírus afeta os músculos respiratórios.
Transmissão
O poliovírus é muito contagioso. É transmitido pelo contato com as fezes ou por gotículas de espirros ou de tosse de infectados. Se a pessoa entrar em contato com as fezes ou secreções do infectado com as mãos e tocar a boca, ela pode ser infectada. Além disso, objetos, como brinquedos, que estejam contaminados e que possam ser colocados na boca, também podem causar a infecção.
A pessoa portadora do vírus pode transmiti-lo a outras imediatamente antes, e geralmente 1 a 2 semanas depois, de desenvolver os sintomas. O vírus pode viver nas fezes de infectados por muitas semanas e pode contaminar o alimento e a água quando estas pessoas não lavam as mãos.
Prevenção
A única forma de proteção contra a poliomielite é a vacinação. Consulte a seção Calendários de Vacinação para mais informações sobre vacinação.
Tratamento
Não há tratamento. Procura-se apenas amenizar os sintomas.5 Conteúdo destinado ao público em geral. Por favor, consulte seu médico.
Fonte: https://bit.ly/3dStprY