O HPV é uma infecção sexualmente transmissível (IST) muito comum. É tão comum que praticamente todos os homens e mulheres sexualmente ativos podem ser infectados em algum momento da vida. Há vários tipos de HPV, sendo que pelo menos 13 deles são considerados cancerígenos. Dentre estes, os tipos 16 e 18 estão presentes em 70% dos casos de câncer do colo do útero.
Quem está em risco?
Qualquer pessoa que seja sexualmente ativa pode contrair HPV, inclusive se tiver relação sexual com apenas um parceiro durante a vida. Também é possível desenvolver os sintomas anos depois que houve relação sexual com quem está infectado, sendo difícil detectar quando houve essa infecção.
Sinais e sintomas
Na maioria dos casos, o HPV é eliminado naturalmente pelo organismo humano e não causa problemas, mas quando ele permanece, pode causar verrugas genitais e câncer. As verrugas genitais aparecem como um ou vários pequenos inchaços na área genital. Podem ser pequenos ou grandes, mais altos ou achatados, ou com aspecto de couveflor.
Alguns tipos de HPV podem causar câncer no colo do útero ou outros cânceres, como o anal, na garganta, incluindo na base da língua e amígdalas.
Transmissão
É transmitido através do contato direto com a pele ou mucosa infectada. A principal forma de contágio é pela via sexual, que inclui contato oral genital, genital-genital ou mesmo manual-genital. Também pode haver transmissão durante o parto.
Prevenção
A prevenção pode ser realizada de várias maneiras1:
- Vacinação: muito eficaz, protege homens e mulheres contra as doenças causadas pelo HPV.
- Exame preventivo para câncer do colo do útero: é recomendado que a coleta para o exame preventivo (Papanicolau ou citopatológico) seja iniciada aos 25 anos de idade para mulheres que tiveram ou têm atividade sexual e os exames periódicos devem seguir até os 64 anos. Fale com seu médico para saber o momento ideal para realizar o preventivo.
- Se você é sexualmente ativo: use camisinha em todas as relações sexuais, pois diminui a chance de infecção com o vírus.
Tratamento
Procure seu médico para obter maiores informações sobre o tratamento e sobre o vírus HPV.
Conteúdo destinado ao público em geral. Por favor, consulte seu médico.
Fonte: https://bit.ly/3wULGOb