jul 19, 2021 | Tipos de vacinas

Gripe

A gripe é uma doença grave e contagiosa, que pode levar a hospitalização e, às vezes, à morte. O vírus influenza A e B, principais causadores da doença, são responsáveis pelas epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias. Quem está em risco? Algumas pessoas apresentam um risco maior de complicações relacionadas […]
Ler texto completo   

A gripe é uma doença grave e contagiosa, que pode levar a hospitalização e, às vezes, à morte.

O vírus influenza A e B, principais causadores da doença, são responsáveis pelas epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.

Quem está em risco?

Algumas pessoas apresentam um risco maior de complicações relacionadas à gripe. Entre esses estão: crianças menores de cinco anos, especialmente as abaixo de dois anos de idade; pessoas com mais de 65 anos de idade; mulheres grávidas ou com duas semanas pós-parto; e pessoas com doenças crônicas como asma, transtornos neurológicos, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), doença cardíaca, doenças sanguíneas, entre outras enfermidades.

Sinais e sintomas

Os sintomas da gripe incluem febre, tosse, dor de garganta, secreção nasal, dor no corpo, dor de cabeça, calafrios, cansaço e, às vezes, diarreia e vômito.
É importante observar os sinais de emergência em crianças: respiração rápida ou dificuldade para respirar, pouca ingestão de líquidos, pele com coloração azulada, irritabilidade e não acordar ou interagir.

E também se os sintomas melhorarem, mas retornarem com febre e tosse mais intensa, ou febre com manchas vermelhas na pele. Em adultos, os sinais de alerta são dificuldade de respirar ou falta de ar, dor ou pressão no peito e no abdômen, tontura repentina, confusão e vômitos persistentes.

Transmissão

A transmissão ocorre principalmente quando pessoas infectadas tossem, espirram ou falam e eliminam gotículas contendo o vírus. Essas gotículas podem entrar em contato com a boca ou nariz de outros indivíduos e possivelmente serão inaladas, chegando até os pulmões. Também é possível contrair a gripe ao tocar uma superfície, ou objeto que tenha o vírus influenza e depois encostar nos olhos, boca ou nariz.

Prevenção

A prevenção da gripe é feita pela vacinação e por ações preventivas diárias como: lavar as mãos, principalmente antes das refeições; cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir; não compartilhar itens de uso pessoal, como copos e talheres; e manter os ambientes ventilados.

Consulte a seção Calendários de Vacinação para mais informações sobre vacinação.

Tratamento

Consulte o médico para que ele indique o melhor tratamento para a gripe.

Conteúdo destinado ao público em geral. Por favor, consulte seu médico.

Fonte: https://bit.ly/326OVna

Artigos relacionados

Relacionados

Meningite Meningocócica

Você não pode proteger seu filho de tudo, mas pode proteger da meningite meningicócica. O que é meningite? É uma inflamação na meninge, a membrana que reveste o cérebro e a medula espinhal. Ela poder ser causada por vários fatores, como medicamentos, vírus, fungos e...

ler mais

Tétano

Tétano é uma doença grave, causada por uma exotoxina produzida pela bactéria Clostridium tetani, que causa espasmos musculares dolorosos e pode ser fatal. Sinais e sintomas Os sintomas do tétano nas crianças começam com dor de cabeça, contração mandibular e espasmos...

ler mais

Tuberculose

A tuberculose é uma doença causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que geralmente afeta os pulmões, mas também pode acometer outras partes do corpo como os rins, a coluna vertebral e o cérebro.Se a doença não for tratada adequadamente, pode ser fatal. Nem...

ler mais

Vacine-se!

.