É uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa.
Quem está em risco?
Pessoas que residem ou viajam para as áreas tropicais e subtropicais da América do Sul e África.
A febre amarela é uma doença endêmica no Brasil (região amazônica). Nas regiões além da Amazônia, epidemias são registradas ocasionalmente, caracterizando a reemergência do vírus no país.
Sinais e sintomas
Os sintomas iniciais de febre amarela são início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça forte, dor nas costas e no corpo em geral, náuseas e vômitos, cansaço e fraqueza. A maioria das pessoas melhoram após esses sintomas iniciais.
Entretanto, aproximadamente 15% dos infectados poderão ter um breve período sem sintomas e desenvolver a forma mais grave da doença. Nesses casos, a pessoa pode ter sintomas como febre alta, icterícia, sangramento e, eventualmente, choque e falência múltipla dos órgãos. Cerca de 20 a 50% dos acometidos com essa forma da doença, podem ir a óbito.
Transmissão
O vírus é transmitido para as pessoas pela picada de um mosquito infectado. Em áreas florestais o vetor principal é o mosquito do gênero Haemagogus. Já no meio urbano, o mosquito Aedes aegypti é o principal transmissor.
Prevenção
A febre amarela pode ser prevenida através da vacinação. Os viajantes que vão para as áreas de risco devem tomar a vacina.
O uso de repelentes também é recomendado. Se possível, utilizar blusas de mangas compridas, calças e meias para evitar as picadas. Colocar, também, repelente sobre as roupas para proteção extra.
É importante evitar o horário de pico das picadas do mosquito, geralmente ao entardecer, e se possível, permanecer em ambientes fechados com ar condicionado ligado nesses horários.
Tratamento
Não há tratamento específico para a doença. Procure seu médico para mais informações em caso de suspeita de febre amarela. Conteúdo destinado ao público em geral. Por favor, consulte seu médico.
Fonte: https://bit.ly/3g4Wsv0
Acessado em: Abril de 2021