A dengue é uma doença febril grave causada por um vírus. Existem quatro tipos de vírus da dengue (sorotipos 1, 2, 3 e 4). Cada pessoa pode ter os 4 sorotipos da doença, mas a infecção por um sorotipo gera imunidade permanente para o mesmo. O transmissor da dengue é o mosquito Aedes aegypti.
Quem está em risco?
Há risco para qualquer um que viaja ou vive nas regiões tropical ou subtropical do mundo, onde o vírus é encontrado.
Sinais e sintomas
A maioria das pessoas que são infectadas não apresentam sintomas ou tem sintomas leves. Os sintomas mais leves podem ser confundidos com outras doenças que causam febre ou com os sintomas da gripe. Geralmente a recuperação ocorre em cerca de uma semana. Os sintomas usuais da dengue são febre, podendo vir ou não acompanhada de dores de cabeça, atrás dos olhos, muscular ou nas articulações, manchas vermelhas pelo corpo, náusea e vômito.
A forma grave da doença pode causar choque, hemorragia interna e até a morte. Os sinais de alerta são forte dor de estômago ou vômito (ao menos três episódios de vômito em 24 horas), sangramento do nariz ou gengivas, vômito com sangue ou sangue nas fezes, sonolência ou irritabilidade, pele pálida, fria ou úmida e dificuldade para respirar. Se houver esses sinais 24 a 48 horas após a febre ceder, é necessário levar o paciente ao hospital imediatamente.
Transmissão
O vírus é transmitido por picada pelo mosquito Aedes aegypti, também responsável pela transmissão dos vírus da Chikungunya e da Zika.
Prevenção
Os mosquitos que transmitem dengue, geralmente, picam durante o dia. A melhor prevenção é evitar a picada fazendo uso de repelente de insetos, ar condicionado, telas nas portas e janelas, e uso de camisas com mangas longas e calças. Uma vez por semana, esvazie e escove, vire, cubra ou jogue fora itens que armazenam água, como pneus, baldes, vasos, brinquedos ou latas de lixo. Verifique dentro e fora de casa.
A vacinação também é uma forma de prevenção e está recomendada apenas para quem foi previamente infectado pelo vírus (soropositivo). Consulte seu médico para maiores informações.
Tratamento
Não há tratamento específico para dengue. Procure seu médico para maiores informações sobre a dengue.
Conteúdo destinado ao público em geral. Por favor, consulte seu médico.
Fonte: https://bit.ly/3d6s6GA
Acessado em: Abril de 2021