Caxumba é uma doença altamente contagiosa, causada pelo vírus Paramixovírus. É mais comum em crianças no período pré-escolar e em adolescentes, mas também pode afetar adultos em qualquer idade. Em alguns casos, causa graves complicações, e em casos raros, pode ser fatal.
Quem está em risco?
As crianças são as mais atingidas pela doença, costumam ocorrer surtos da doença no inverno.
Sinais e sintomas
O principal e mais comum sintoma da caxumba é o aumento das glândulas salivares próximas ao ouvido, acompanhado de febre. Os primeiros sintomas são febre, calafrios, dor de cabeça, dores musculares, cansaço, perda de apetite e fraqueza. Porém, algumas pessoas que contraem a doença não manifestam seus sintomas.
Na maioria das crianças o quadro é leve, porém pode se tornar grave, desenvolvendo sequelas. A doença pode evoluir ainda para quadros mais severos como meningite, surdez temporária ou permanente), encefalite (inchaço do cérebro), mastite (inchaço dos seios), orquite (inchaço dos testículos) e oofrite (inchaço dos ovários).
Transmissão
A caxumba é transmitida através de gotículas, quando a pessoa infectada tosse ou espirra, ou por contato direto com a saliva de pessoas com vírus. A transmissão indireta é menos frequente, mas pode ocorrer pelo contato com objetos e/ou utensílios contaminados com secreção do nariz e/ou boca.
O vírus pode ser espalhado antes das glândulas incharem e por até cinco dias depois.
Prevenção
A vacinação é a forma mais eficiente de prevenir a ocorrência da doença. É recomendado que seja administrado nas crianças a vacina combinada contra sarampo, caxumba e rubéola, podendo esta ter proteção contra catapora também (tetra viral).
Caso uma pessoa seja infectada, ela não deve comparecer à escola ou ao trabalho durante nove dias após início da doença. É preciso, ainda, desinfectar os objetos contaminados com secreções do nariz, da boca e da garganta do enfermo. A vacinação de bloqueio é recomendada para quem manteve contato direto com pessoas doentes.
Medidas de higiene como lavar as mãos e cobrir a boca ao tossir ou espirrar também são capazes de prevenir a caxumba.
Tratamento
O tratamento é baseado nos sintomas do paciente.3 Procure seu médico para mais informações sobre o tratamento e a doença.
Conteúdo destinado ao público em geral. Por favor, consulte seu médico.
Fonte: https://bit.ly/3wOtk0U
Acessado em: Abril de 2021