A catapora é uma infecção altamente contagiosa causada pelo vírus Varicela-zoster, que causa febre e manchas vermelhas com coceira. É uma das doenças mais comuns em crianças menores de 10 anos. Crianças acometidas com a doença podem perder até uma semana de aula.
Quem está em risco?
Qualquer pessoa que não tenha tido catapora ou que não foi vacinada contra a doença pode contraí-la. Porém, a doença é mais perigosa especialmente em recém-nascidos e indivíduos com a defesa imunológica comprometida.
Sinais e sintomas
A doença normalmente causa manchas vermelhas com bolhas e coceira na pele, febre, dor de cabeça e cansaço. Algumas crianças têm apenas poucas lesões de catapora, mas em outras, elas podem se disseminar pelo corpo todo. Em alguns casos a catapora pode causar sérias complicações, como infecções na pele, desidratação, pneumonia e encefalite (inchaço do cérebro).
Transmissão
A catapora se propaga das seguintes formas: de mãe para bebê durante a gravidez, parto ou amamentação; por gotículas respiratórias no ar (tosse ou espirro); contato com a pele (apertos de mão ou abraços); por toque em uma superfície contaminada (cobertor ou maçaneta).
Prevenção
A melhor forma de se prevenir é receber a vacina contra catapora. A vacinação é importante porque preserva não só a pessoa contra as doenças, mas todos em sua comunidade. Existem outras medidas de prevenção e controle da doença como: evitar ao máximo o contato com pessoas que estejam com a doença, desinfecção dos objetos contaminados e lavar as mãos após tocar as lesões.
Tratamento
Não há tratamento específico, mas há medicamentos que podem aliviar os sintomas. Procure seu médico para se informar mais sobre a catapora e seu tratamento.
Conteúdo destinado ao público em geral. Por favor, consulte seu médico.
Fonte: https://bit.ly/39ZTCnc
Acessado em: Abril de 2021