Tétano é uma doença grave, causada por uma exotoxina produzida pela bactéria Clostridium tetani, que causa espasmos musculares dolorosos e pode ser fatal.
Sinais e sintomas
Os sintomas do tétano nas crianças começam com dor de cabeça, contração mandibular e espasmos musculares. O tétano também causa rigidez muscular em todo o corpo, dificuldade para engolir, convulsões, febre, suor, pressão e ritmos cardíacos elevados.
É uma doença muito perigosa, pois pode causar dificuldade respiratória e paralisia. Os espasmos musculares podem ser fortes o suficiente para quebrar ossos em crianças pequenas.
Uma a cada cinco pessoas que contraem a doença, vão a óbito.
Transmissão
A bactéria que causa o tétano é encontrada no solo, na poeira e em estrume. Ela pode entrar no corpo por corte, machucado ou até mesmo perfuração com agulha na pele. A pessoa também pode se infectar após uma queimadura ou quando é mordida por um animal.1
O tétano não é transmitido de uma pessoa para outra.
Prevenção
A melhor forma de se proteger contra o tétano é com a vacinação.1 O cuidado imediato da ferida também pode ajudar a prevenir a infecção. Não adie os primeiros socorros de feridas leves e não infectadas, como bolhas, arranhões ou qualquer ruptura na pele. Lave as mãos frequentemente com água e sabão. Consulte a seção Calendários de Vacinação para mais informações sobre vacinação.
Tratamento
Tétano é uma emergência médica e requer hospitalização para tratamento imediato indicado pelo médico.
Conteúdo destinado ao público em geral. Por favor, consulte seu médico.
Fonte: https://bit.ly/3a1NjzC