Sarampo é uma doença respiratória altamente contagiosa causada por um vírus, e que causa febre e erupções cutâneas. Em algumas crianças, pode causar pneumonia, surdez e dano cerebral para toda a vida. Em casos raros, pode ser fatal.
Quem está em risco?
Qualquer pessoa não vacinada pode estar em risco, mas ele é maior e há mais chances de complicações em bebês e crianças pequenas, tanto que parte delas necessita de hospitalização quando infectadas.
Sinais e sintomas
O primeiro sinal é normalmente uma febre muito alta.2 Outros sintomas que podem ocorrer são tosse, coriza e vermelhidão nos olhos. Na pele, surgem erupções pequenas e vermelhas que começam na cabeça e se espalham para o restante do corpo. Também pode ocorrer diarreia e infecção no ouvido.
As complicações sérias são mais comuns em crianças menores de 5 anos de idade, ou adultos acima de 30 anos. As mais sérias incluem cegueira, encefalite (uma infecção que causa inchado do cérebro), diarreia severa e desidratação relacionada, entre outras.
Transmissão
O sarampo é uma das doenças mais contagiosas do mundo.2 A transmissão pode ocorrer quando uma pessoa infectada com o vírus do sarampo respira, tosse ou espirra.1 O vírus permanece ativo e contagioso no ar ou em superfícies infectadas por até 2 horas. Também é possível contrair a doença de alguém infectado antes mesmo que esta apresente erupções vermelhas na pele. Quase todos que não se vacinaram contra o sarampo são infectados quando expostos ao vírus.
Prevenção
A melhor forma de se proteger é se vacinar contra o sarampo, caxumba e rubéola, em uma única vacina.
Lavar as mãos com frequência, evitar tocar os olhos, o nariz e a boca com mãos sujas, cobrir a boca e o nariz ao espirrar ou tossir com um lenço e evitar contato com pessoas infectadas são outras formas de se prevenir contra a sarampo.
Tratamento
Não há tratamento específico para a doença.
Procure seu médico para mais informações e em caso de suspeita de sarampo.
Conteúdo destinado ao público em geral. Por favor, consulte seu médico.
Fonte: https://bit.ly/3dV2POY