jul 19, 2021 | Tipos de vacinas

Hepatite A

A hepatite A é uma doença contagiosa causada pelo vírus A (HAV) que causa inflamação no fígado. Geralmente, não apresenta sintomas. Quando surgem os sintomas, costuma aparecer de 15 a 50 dias após a infecção. Em casos raros, a hepatite A causa insuficiência hepática e até morte. Quem está em risco? Pessoas que viajam ou […]

Ler texto completo   

A hepatite A é uma doença contagiosa causada pelo vírus A (HAV) que causa inflamação no fígado. Geralmente, não apresenta sintomas. Quando surgem os sintomas, costuma aparecer de 15 a 50 dias após a infecção. Em casos raros, a hepatite A causa insuficiência hepática e até morte.

Quem está em risco?

Pessoas que viajam ou vivem em países onde a doença é comum, quem teve relações sexuais com infectados pelo vírus da hepatite A, usuários de drogas ilícitas (injetáveis ou não), pessoas com distúrbios de coagulação e pessoas que convivem com infectados pelo vírus (familiares ou cuidadores).

Sinais e sintomas

Os sintomas geralmente surgem de duas a sete semanas após a infecção. O paciente apresenta febre, náusea, vômito, fezes cinzentas, cansaço, dor abdominal, dor nas articulações, perda de apetite, urina escura e icterícia. Nem todo infectado apresenta os sintomas, sendo a ocorrência mais comum em adultos.

Usualmente duram menos de dois meses, mas algumas pessoas podem continuar com os sintomas por até seis meses.

Transmissão

O vírus da hepatite A é transmitido via fecal-oral, por contato entre indivíduos ou por meio de água ou alimentos contaminados. A doença pode ser transmitida quando uma pessoa infectada não lava as mãos adequadamente ou quando há manipulação de material com contaminação fecal (fraldas, penico) de pessoas infectadas e logo após manipular objetos ou alimentos sem higienizar as mãos. Também é transmitido quando há relações sexuais com pessoas infectadas.

A contaminação da comida pode ocorrer em qualquer ponto: no cultivo, na colheita, no processamento, na manipulação e até após o cozimento. Isto geralmente ocorre onde a hepatite A é comum e locais com condições sanitárias mais precárias.

Prevenção

A melhor forma de prevenir a hepatite A é a vacinação.1 Outras formas de prevenção são: lavar as mãos após ir ao banheiro e antes de comer ou preparar alimentos; cozinhar bem os alimentos antes de consumi-los, principalmente frutos do mar e carne de porco; e lavar adequadamente talheres, copos, pratos e mamadeiras.

Tratamento

O tratamento da hepatite A é repouso, nutrição adequada, muito líquido e monitoramento médico. Algumas pessoas precisam ser hospitalizadas e pode levar alguns meses para que o paciente comece a se sentir melhor.
Lembre-se de consultar seu médico na suspeita de infecção pela doença. Conteúdo destinado ao público em geral. Por favor, consulte seu médico.

Fonte: https://bit.ly/3dTMQ3B

Artigos relacionados

Relacionados

Meningite Meningocócica

Você não pode proteger seu filho de tudo, mas pode proteger da meningite meningicócica. O que é meningite? É uma inflamação na meninge, a membrana que reveste o cérebro e a medula espinhal. Ela poder ser causada por vários fatores, como medicamentos, vírus, fungos e...

ler mais

Tétano

Tétano é uma doença grave, causada por uma exotoxina produzida pela bactéria Clostridium tetani, que causa espasmos musculares dolorosos e pode ser fatal. Sinais e sintomas Os sintomas do tétano nas crianças começam com dor de cabeça, contração mandibular e espasmos...

ler mais

Tuberculose

A tuberculose é uma doença causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que geralmente afeta os pulmões, mas também pode acometer outras partes do corpo como os rins, a coluna vertebral e o cérebro.Se a doença não for tratada adequadamente, pode ser fatal. Nem...

ler mais

Vacine-se!

.